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quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ficha de Avaliação 5º ano

João e a Matemática

   João saiu da escola furioso. Mais uma negativa a matemática! Ia ficar de castigo e, ainda por cima, lhe cortavam a semanada.
   - Para que serve a matemática? – Interrogava-se ele. – Os cães, os gatos, os elefantes vivem sem fazer contas. Antes de inventarem a escolaridade obrigatória a humanidade era feliz sem essa tortura. Pior que a matemática, só as injeções da Tia Engrácia.
   Deu um pontapé numa pedra e logo, por azar tráz!!!! A maldita foi acertar no vidro da drogaria. Plim…plim…plim desfez-se em cacos.
   João largou a correr, atrás dele o droguista, atrás os colegas a rir, numa chacota.
   - Que pontaria!
   -Não acertas nas contas mas acertas nas montras.
   - Vais ser convidado para a seleção de futebol. Este foi o melhor golo do campeonato.
   Fingindo não os ouvir, o rapaz esgueirou-se, saltou para um autocarro, sem saber o destino que levava.
   Aos balanços, sacudindo para ali e além, via passar casas e ruas desconhecidas. Perdido por cem, perdido por mil. Havia de ir até ao fim da carreira. Voltar para casa para quê? Para apanhar um raspanete?
   Era quase noite quando o autocarro finalmente parou junto a um lago triste. Apeou-se. Não sabia onde estava. Foi vagueando ao acaso, por entre prédios arruinados, até um jardim onde meia dúzia de árvores erguiam os ramos para o céu, como fantasmas reformados. Doía-lhe a cabeça e tinha a barriga a dar horas. Sentou-se num banco em frente estava uma pasta de crocodilo.
   Sempre fora curioso. Deu dois passos, carregou o fecho dourado e que viu ele? Milhares e milhares de notas de 50 euros. Procurou um nome, uma morada. Absolutamente nada.
   Olhou mais uma vez em volta. Ninguém. Então atirou fora os cadernos e livros e atulhou a mochila com aquela inesperada fortuna.
   A cabeça quase lhe andava à roda de fome e entusiasmo. Podia comprar uma quinta, um carro, um cavalo, tudo o que desejasse. Só não podia livrar-se da matemática.
   Até aos catorze anos era forçado a ir para a escola.
   E ainda dizem que há liberdade!

                                          Luísa Ducla Soares, O Rapaz e o Robô, Terramar



 A) Assinala, com X, a hipótese correta:

1.       João tinha tirado negativa a matemática por isso saiu da escola...

(  ) muito feliz.
(  ) furioso.
(  ) triste.

2.       Para ele pior que a matemática só...

(  ) as injeções da Tia Engrácia.
(  ) a Língua Portuguesa.
(  ) estar doente.

3.       Deu um pontapé numa pedra e esta foi acertar no vidro

(  ) do café da Tia Engrácia
(  ) da pastelaria
(  ) da drogaria

4.       Para fugir dos seus colegas e do droguista que o perseguiam, João entrou...

(  ) num autocarro
(  ) num táxi
(  ) da drogaria

5.       Segundo o texto, João era obrigado a ir para a escola até...

(  ) aos dezasseis anos
(  ) aos catorze anos
(  ) à noite

                                            II

Responde às seguintes questões de forma completa:

1.       Identifica o autor do texto e a obra da qual foi retirado.
2.       Identifica as personagens do texto, fazendo a distinção entre personagens principais, personagens secundárias e figurantes.

3.       Como classificas o narrador do texto quando à sua participação? Justifica a tua resposta.

4.       O que levou o João a sair furioso da escola?

5.       João largou a correr, atrás dele o droguista, atrás os colegas a rir; numa chacota.

5.1.        Transcreve do texto as frases que mostram como é que os colegas comentaram o seu “pontapé certeiro”.

5.2.        O que fez o nosso herói para solucionar o problema e fugir daqueles que o perseguiam? Concordas com a atitude dele? Justifica a tua resposta.










6.       Liga corretamente as colunas A, B e C de modo a saberes o que aconteceu em seguida.
                A
             B
             C
1.       João…
2.       O autocarro…
3.       O banco do jardim…
4.       o jardim…
… tinha…
…via…
…estava…
…parou…
…junto a um lago.
…passar casas e ruas desconhecidas
…deserto…
…uma pasta de crocodilo.

7.       Completa a frase com as palavras corretas de acordo com o texto:

    Com o ___________________ encontrado, João estava _______________ e podia___________________ uma quinta, um ____________, um __________ e __________________ o que mais desejasse, no entanto, não ______________ livrar-se da _____________ antes de fazer _____________ anos.


8.       Deu dois passos, carregou no fecho dourado e que viu ele?

10.1. Descreve as emoções e os sentimentos que pensas que João sentiu nesse momento.



11. O que é que o João fez após ter descoberto o tesouro dentro da pasta de crocodilo?



12. Apoiando-te no texto faz o retrato físico e psicológico do João.




                                       III


1.       Completa a tabela seguinte, fazendo a translineação das palavras da coluna A na coluna B classificando-as respetivamente quanto ao número de sílabas na coluna C.

                  A
                  B
                C
Pontaria
Escola
Carregou
Quase
Esgueirou-se
Fim
Quanto
Desejasse
atulhou


2.       Classifica quanto à forma e ao tipo cada uma das frases:


·         João saiu da escola furioso.
·         Para que serve a matemática?
·         João, entra imediatamente no autocarro!
·         Que pontaria!
·         Olhou mais uma vez em volta.
·         E ainda dizem que há liberdade?
·         Para apanhar um raspanete?
                                    


Ficha de Avaliação 5º ano Reviewed by vanda mata on 03:45 Rating: 5 João e a Matemática    João saiu da escola furioso. Mais uma negativa a matemática! Ia ficar de castigo e, ainda por cima, lhe cortavam...

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