[blogger]
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ficha De Avaliação - texto poético -8º ano


Lê o poema que se segue e responde, depois, com clareza e correcção, ao questionário apresentado.
               
               “Desejos Vãos”

Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!

Eu queria ser o sol, a luz intensa
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão até à morte!

Mas o Mar também chora a tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!

E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as pedras… essas pisa-as toda a gente!...

                                                 
Florbela Espanca



1.A poetisa mostra desejo de ser outrem.
1.1 Aponta as diferentes formas que ela gostaria de assumir. _____________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________

1.2 Transcreve do texto as razões desse desejo.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________

1.3 Indica qual é a conclusão da poetisa, nas duas últimas estrofes, no que diz respeito a essas formas que gostaria de assumir.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

2. Mostra agora o estado de espírito da poetisa. __________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Indica que recurso estilístico foi utilizado para expressar a vontade da poetisa ao querer transformar-se em elementos da Natureza. ______________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. Justifica o título do poema. ________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Procede agora à análise formal do poema, tendo em conta o seguinte: número de estrofes; classificação das mesmas quanto ao número de versos; esquema rimático e tipo de rima. _________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

6. Este poema é uma composição de estrutura fixa. Como se designa? ________________________
________________________________________________________________________________

7. Faz a escansão do quarto verso da primeira estrofe e do segundo verso da última estrofe. _______
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.1 Classifica, agora, os versos, quanto ao número de sílabas métricas. ________________________
________________________________________________________________________________


8. Avalia os teus conhecimento, assinalando verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) as afirmações que se seguem.

Afirmações
V
F
O texto poético é marcado pela objectividade, através do qual o eu poético exprime a sua visão e experiência pessoais.


A versificação é a arte ou técnica de fazer versos


O verso é uma linha de um poema que deverá obrigatoriamente ter sentido completo


Chamam-se estrofes a um grupo de versos, separados graficamente por um espaço.


Uma estrofe nunca poderá ser composta unicamente por um verso.


A uma estrofe composta por cinco versos dá-se o nome de pentassílabo.


Chama-se rima à semelhança ou igualdade de sons no final ou interior dos versos de cada estrofe.


Há poesias em que os versos não rimam: são os versos soltos ou brancos




                                                          
                                                                                      GRUPO II

1. Escreve um  hiperónimo de «Adjectivo». ________________________________________

2. Diz um antónimo de “ antónimo”. ___________________________________________________



3. Assinala, com um círculo, a resposta correcta, nas hipóteses a seguir apresentadas:

3.1 Quando cheguei, vi que o Tomás já tinha arrumado a cozinha. Nesta frase, estão presentes:
a. Três formas verbais simples.
b. Uma forma verbal simples e duas compostas.
c. Duas formas verbais simples e uma composta.



3.2 Sempre que o «que» é combinado com uma das palavras tão, tal, tanto, tamanho o «que» é:
a.       um pronome relativo.
b.      uma conjunção subordinativa causal.
c.       uma conjunção subordinativa consecutiva.
d.      uma conjunção subordinativa concessiva.
3.3 Indique o tempo verbal de “tenho cantado”:
    a.

pretérito perfeito composto do indicativo

    b.

pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo

    c.

pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo

    d.


futuro simples do indicativo



3.4 As conjunções são palavras variáveis
    a.

verdadeiro

   b.

falso



3.5 As conjunções concessivas
    a.

iniciam uma oração subordinada denotadora de causa.

    b.


iniciam uma oração subordinada em que se admite um facto contrário à oração principal, mas incapaz de impedi-la.

    c.

iniciam uma oração subordinada em que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizado ou não o facto principal.

3.6 As locuções subordinativas visto que, pois que, já que, dado que, por isso que, são:
    a.

completivas.

    b.

causais.

    c.

finais.

    d.

temporais.

O
44444444444444444444444444444444444
44. Classifica morfologicamente as palavras sublinhadas no poema. ________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Constrói uma frase que obedeça aos seguintes requisitos: Sujeito simples - aposto do sujeito -predicado verbal – complemento directo – c. c. de lugar – c.c. de tempo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Redige frases complexas combinando as seguintes ideias e introduzindo as relações circunstanciais indicadas:  Estar com calor  -  dar um passeio

- Causal (tu) ______________________________________________________________________
- Condicional (nós) ________________________________________________________________
-Temporal (ele) ___________________________________________________________________


7. Divide e classifica as orações presentes nas seguintes frases:

A professora afirmou que gostou muito deste teste uma vez que estão presentes conteúdos do sétimo e oitavo anos.______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para que os alunos aprendam bem as subordinadas, devem fazer muitos exercícios e colocar sempre as dúvidas à professora. ____________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________


                                                           
                                                                       GRUPO III
Partindo de «  Um AMIGO é… », constrói um poema.


































Ficha De Avaliação - texto poético -8º ano Reviewed by vanda mata on 10:14 Rating: 5 Lê o poema que se segue e responde, depois, com clareza e correcção, ao questionário apresentado.                         ...
Next
This is the most recent post
Mensagem antiga

Sem comentários: