Lê o poema que se
segue e responde, depois, com clareza e correcção, ao questionário apresentado.
“Desejos Vãos”
Eu queria ser o Mar de altivo porte Que ri e canta, a vastidão imensa! Eu queria ser a Pedra que não pensa, A pedra do caminho, rude e forte! Eu queria ser o sol, a luz intensa O bem do que é humilde e não tem sorte! Eu queria ser a árvore tosca e densa Que ri do mundo vão até à morte! Mas o Mar também chora a tristeza… As árvores também, como quem reza, Abrem, aos Céus, os braços, como um crente! E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia, Tem lágrimas de sangue na agonia! E as pedras… essas pisa-as toda a gente!... Florbela Espanca |
1.A poetisa mostra desejo de ser outrem.
1.1 Aponta as diferentes formas que ela
gostaria de assumir. _____________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
1.2 Transcreve do texto as razões desse desejo.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
|
1.3 Indica qual é a conclusão da poetisa, nas duas últimas estrofes, no
que diz respeito a essas formas que gostaria de assumir.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
2. Mostra agora o estado de espírito da poetisa.
__________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Indica que recurso estilístico foi utilizado para expressar a vontade
da poetisa ao querer transformar-se em elementos da Natureza.
______________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Justifica o título do poema.
________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Procede agora à análise formal do poema, tendo em conta o seguinte:
número de estrofes; classificação das mesmas quanto ao número de versos;
esquema rimático e tipo de rima. _________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
6. Este poema é uma composição de estrutura fixa. Como se designa?
________________________
________________________________________________________________________________
7. Faz a escansão do quarto verso da primeira estrofe e do segundo verso
da última estrofe. _______
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.1 Classifica, agora, os versos, quanto ao
número de sílabas métricas. ________________________
________________________________________________________________________________
8. Avalia os teus conhecimento, assinalando verdadeiro
( V ) ou falso ( F ) as afirmações que se seguem.
Afirmações
|
V
|
F
|
O texto poético é marcado pela objectividade,
através do qual o eu poético exprime a sua visão e experiência pessoais.
|
|
|
A versificação é a arte ou técnica de fazer versos
|
|
|
O verso é uma linha de um poema que deverá
obrigatoriamente ter sentido completo
|
|
|
Chamam-se estrofes a um grupo de versos, separados
graficamente por um espaço.
|
|
|
Uma estrofe nunca poderá ser composta unicamente por
um verso.
|
|
|
A uma estrofe composta por cinco versos dá-se o nome
de pentassílabo.
|
|
|
Chama-se rima à semelhança ou igualdade de sons no
final ou interior dos versos de cada estrofe.
|
|
|
Há poesias em que os versos não rimam: são os versos
soltos ou brancos
|
|
|
GRUPO II
1. Escreve um hiperónimo de «Adjectivo».
________________________________________
2. Diz
um antónimo de “ antónimo”.
___________________________________________________
3. Assinala, com um círculo, a resposta correcta, nas hipóteses a
seguir apresentadas:
3.1 Quando cheguei, vi que o Tomás já tinha arrumado a cozinha. Nesta frase, estão presentes:
a. Três formas verbais simples.
b. Uma forma verbal simples e
duas compostas.
c. Duas formas verbais simples
e uma composta.
3.2 Sempre que o «que» é
combinado com uma das palavras tão, tal, tanto, tamanho o «que» é:
a. um pronome relativo.
b. uma conjunção subordinativa causal.
c.
uma conjunção subordinativa
consecutiva.
d. uma conjunção subordinativa concessiva.
3.3 Indique o
tempo verbal de “tenho cantado”:
|
3.4
As conjunções são palavras variáveis
3.5
As conjunções concessivas
3.6
As locuções subordinativas visto que, pois que, já que, dado que, por isso
que, são:
|
O
44444444444444444444444444444444444
44. Classifica morfologicamente as palavras sublinhadas no poema. ________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Constrói uma frase que obedeça
aos seguintes requisitos: Sujeito
simples - aposto do sujeito -predicado verbal – complemento directo – c. c. de
lugar – c.c. de tempo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Redige frases complexas
combinando as seguintes ideias e introduzindo as relações circunstanciais
indicadas: Estar com calor - dar um passeio
- Causal (tu)
______________________________________________________________________
- Condicional (nós)
________________________________________________________________
-Temporal (ele)
___________________________________________________________________
7. Divide e classifica as
orações presentes nas seguintes frases:
A professora afirmou que gostou muito deste teste uma vez
que estão presentes conteúdos do sétimo e oitavo anos.______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para
que os alunos aprendam bem as subordinadas, devem fazer muitos exercícios e
colocar sempre as dúvidas à professora.
____________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
GRUPO III
Partindo de « Um AMIGO é… », constrói
um poema.
![]() |