[blogger]
quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cesário Verde: Ficha de trabalho

Lê atentamente o seguinte texto:
Fantasias do Impossível – ARROJOS(1)

Se a minha amada um longo olhar me desse
Dos seus olhos que ferem como espadas,
Eu domaria o mar que se enfurece
E escalaria as nuvens rendilhadas.

Se ela deixasse, extático(2) e suspenso,
Tomar-lhe as mãos mignonnes(3) e aquecê-las,
Eu com um sopro enorme, um sopro imenso
Apagaria o lume das estrelas.

Se aquela que amo mais que a luz do dia
Me aniquilasse os males taciturnos(4),
O brilho dos meus olhos venceria
O clarão dos relâmpagos nocturnos.

Se ela quisesse amar, no azul do espaço,
Casando as suas com as minhas,
Eu desfaria o sol desfaço
As bolas de sabão das criancinhas.

e a Laura(5) dos meus loucos desvarios
Fosse menos soberba(6) e menos fria,
Eu pararia o curso aos grandes rios
E a terra sob os pés abalaria.
Se aquela por quem já não tenho risos
Me concedesse apenas dois abraços,
Eu subiria aos róseos(7) paraísos
E a lua afogaria nos meus braços.

Se ela ouvisse os meus cantos moribundos
E os lamentos das cítaras(8) estranhas,
Eu ergueria os vales mais profundos
E abateria as sólidas montanhas.

E se aquela visão da fantasia
Me estreitasse ao peito alvo como arminho(9),
Eu nunca, nunca mais me sentaria
Às mesas espelhentas do Martinho(10).


t
Glossário:
(1) - atrevimentos; (2) - em êxtase, maravilhado; (3) - (palavra francesa) delicadas, graciosas, pequenas; (4) - calados, tristes; (5) - a mulher celebrada pelo poeta italiano Petrarca, apresentada como a amada inacessível; (6) - altiva, arrogante; (7) - da cor das rosas, rosados; (8) - instrumentos musicais de cordas; (9) - animal das regiões polares, de pelo macio e, no Inverno, muito branco; (10) - café lisboeta..


Responde às seguintes questões:

1. «Arrojos» foi publicado em conjunto com dois outros poemas de Cesário sob o antetítulo comum "Fantasias do Impossível". Explicite as relações de sentido que este título estabelece com o texto.
2. Identifique quatro traços que caracterizam a figura feminina, documentando-os com elementos do texto.
3. Indique um dos efeitos de sentido da hipérbole presente nos versos: "Eu com um sopro enorme, um sopro imenso / Apagaria o lume das estrelas" (segunda estrofe).
4. Refira a importância dos dois últimos versos para a interpretação do poema.

5. Analise a relação do "eu" com a "amada", tal como é expressa no discurso poético.
Cesário Verde: Ficha de trabalho Reviewed by vanda mata on 02:51 Rating: 5 Lê atentamente o seguinte texto: Fantasias do Impossível – ARROJOS (1) Se a minha amada um longo olhar me desse Dos seus olhos qu...

Sem comentários: